VEREADOR SHYTON PODERÁ TER SEU MANDATO CASSADO.
O vereador Carlos Henrique Shyton, conhecido como Professor Shyton, poderá ser cassado pela Câmera Municipal de Embu Guaçu.
O vereador é acusado pelo Ministério Público por receber dinheiro, para beneficiar a então ex-prefeita Maria Lúcia.
O Ministério Público enviou a Câmera Municipal de Embu Guaçu a gravação onde o Vereador conversa com o Sr. Valdomiro Antônio Rodrigues dos Santos conhecido como “Miro” (ex-Vereador e na época Secretário Municipal de Finanças e Orçamento da Prefeitura), que também, responde por crimes. Ressaltando que, o Sr. Valdomiro colaborou com a justiça através de um Acordo de Não Persecução Cível com o Ministério Público (uma espécie de delação premiada) para que assim, pudesse obter redução de sua pena.
Nos áudios e documentos disponibilizados ao público pela Câmara Municipal, destaca-se o seguinte o trecho:
“Shyton: Aqui é motorista rapaz, ai chegou tudo?
Miro: Chegou tudo, chegou o que combinei com você, e do meu ainda aí viu. Amanhã vou tentar pegar com ela (Prefeita). Eu falei o combinado não é caro.
Shyton: E do mês?
Miro: Dia 20, dia 20 ou 22 acho que está ai
Shyton: Fechou!”
Neste mesmo documento consta que antes da sessão de cassação da Prefeita, o Vereador solicitou R$2.000,00 para ficar quieto e não tumultuar. Após a sessão o Sr. Valdomiro e o Vereador se encontraram, para que fosse realizado o pagamento. Além disso, o Vereador Carlos Shyton combinou com a Prefeita Maria Lúcia o pagamento de R$ 4.000,00 por mês, para que o mesmo não realizasse denúncias junto ao Ministério Público.
O julgamento do Vereador Shyton, ainda não ocorreu no Ministério Público, e é importante frisar que o julgamento na Câmara Municipal será baseado nas gravações acima referidas. A decisão dos vereadores não será uma decisão criminal e sim uma politica, devido à quebra de decoro e ética cometidas pelo vereador.

